Novos Ricos?

2.5 MINUTOS | GEORGIA BRITO | 21 DE JANEIRO DE 2024

Sábado, dia 20 de janeiro, e eu acordei para ver brasileiros achando o trabalho do Pharrell de mau gosto por ser muito “nouveau riche”.

Lá vamos nós.

Minha opinião sobre o desfile do Pharrell para a Louis Vuitton pode não ter sido a mais sólida. Desde seu desfile de abertura, venho tentando levar tudo da melhor forma, tentando ver o lado positivo, mas a verdade é que os desfiles dele se tornaram uma outra forma de evento de moda, algo que talvez falte um pouco com a intenção de realmente mostrar uma coleção. Inclusive, falei disso no meu último texto “In a Rick’s World”.

Escavar a internet buscando críticas reais de pessoas sobre uma opinião sincera está sendo um trabalho levemente cansativo quando falamos de Louis Vuitton By Pharrell. Percebo, inclusive, certo silêncio quando vou às fontes que julgo confiáveis.

Sabendo disso, queria trazer outro tópico para esse texto. Será que a falha está no fato de que o Pharrell faz roupas muito comerciais? Será que ele está poluindo uma maison de prestígio com roupas que são classificadas como “fora de tom”?

Na minha sincera opinião, não.

Primeiro, um time de criação de uma marca tão grande não fica 100% a cargo de um novo diretor criativo, principalmente em seus primeiros anos. Isso é algo que a gente espera já ter consciência quando alguém diz consumir desfiles de moda.

Segundo, não são as peças que entregam essa lacuna à qual me refiro, talvez sim o tema, talvez sim a junção de vários fatores. E vejo uma grande dificuldade de encontrar na mídia do Brasil alguém disposto a tentar observar minuciosamente esses fatores, vejo muito de superficialidade. Saber que o desfile aconteceu pode ser uma forma de notícia, saber qual o tema do desfile também é uma forma de notícia, mas isso não carrega a crítica em si.

Não quero vir aqui e falar que o trabalho do Pharrell é ruim, falar que as roupas que ele faz são feias ou algo do tipo, isso não significa nada.

Primeiramente, é importante entender qual a minha frustração com o que vejo do trabalho dele por já ter expectativas muito altas, por saber o tanto de qualidade de trabalho que ele entregou ao longo dos anos de sua carreira e assim tentar enxergar onde isso não está transparecendo ou sendo entregue em tais desfiles. Não culpo 100% o Pharrell também.

Entregar uma crítica como “roupas de novos ricos” chega a ser algo longe de ser entendido no Brasil. Pessoas buscam outras com um leve conhecimento a mais do que elas para formar opiniões e se deparam com tal forma de pensamento.

O quão superficial uma opinião pode ser para ser levada em consideração por um público que talvez nem saiba exatamente de onde surge essa fala?

Falar que é bonito ou feio para os outros não necessariamente ajuda ninguém.

Lembrando que tudo se trata da minha opinião e não uma verdade!! Apenas precisava me abrir.

Afinal, it’s Fashion Week and we have a lot to say.

Love u all!

Todas as fotos foram tiradas diretamente da conta oficial da marca, @louisvuitton no Instagram.

Leave a comment